5 Dicas para realizar sua viagem dos sonhos!

Um viajante experiente sobre o que reservar e o que não, como escolher sua rota e sim, como economizar.

Como um viajante experiente que cruzou o continente por amor e viajou pelo mundo pela emoção (solo ou com amigos), eu fiz o meu quinhão de planejamento para viagens. Se aprendi alguma coisa enquanto me preparo para embarcar em minha primeira viagem de vários meses, é que planejar uma aventura de longo prazo é muito diferente de férias típicas – e pode ser demais se você não sabe onde começar.

É melhor abordar sua lista de tarefas a cada passo, e não espere que tudo seja perfeito. Tente não esquecer que você está se preparando para uma aventura de uma vida e aproveite o processo!

Abaixo estão as minhas principais dicas para o que considerar quando se prepara para uma grande viagem.

Comece a planejar … para salvar

Você precisará de uma quantia justa de dinheiro para poder viajar por meses a fio, por isso, ter um plano financeiro é muito importante.

É bom começar definindo um orçamento de viagem e torná-lo maior do que você pensa que precisa, para que você tenha uma rede de segurança interna (custos inesperados incômodos podem ser adicionados).

Depois de ter seu objetivo de orçamento, encontre maneiras criativas de economizar. Abrir uma conta de poupança de viagens dedicada para acompanhar as suas poupanças de viagem e para monitorizar o seu objetivo é útil, uma vez que separa a sua poupança de viagem do seu dinheiro diário, tornando menos tentador gastar.

Inscrever-se para um cartão de crédito com vantagens de viagem também é uma boa ideia, pois pode ajudá-lo a acumular pontos para viajar ou economizar em compras relacionadas a viagens, dependendo do cartão.

Também é importante ser inteligente sobre como você gasta seu dinheiro em despesas relacionadas a viagens. Trate suas despesas de viagem da mesma maneira que você faria com outras despesas em sua vida.

Compare preços, compre as melhores ofertas e compre apenas o que você precisa. Para voos, monitore os preços de aplicativos de viagens e use as taxas de câmbio em sua vantagem, reservando-os em websites que oferecem o melhor preço depois de convertidos para sua moeda.

Exemplo: reserve na versão australiana do site de uma companhia aérea em vez da versão brasileira, se o dólar australiano lhe der melhor valor uma vez convertido. A pesquisa é sua melhor amiga quando se trata de economizar dinheiro.

Escolha a sua rota com sabedoria

Depois de fazer alguma pesquisa, faça uma lista de desejos dos países que você deseja ver. Limite essa lista com base em quanto tempo (aproximadamente) você gostaria de gastar em cada local com base no tempo total disponível para viagens.

Depois de ter sua lista curta, observe o clima em cada área durante a época do ano em que você estará visitando e mapeie sua rota geral com base na melhor época para visitar cada local.

Tenha em mente que é mais econômico viajar sem retornar.

Na minha opinião, é melhor ter uma rota geral, mas não um itinerário completo. Isso lhe dará a flexibilidade de escolher as cidades que você visita e quais atividades você faz, seguindo o conselho de outros viajantes, locais e suas próprias experiências.

Basta escolher um ponto de partida e um ponto final em cada país da sua lista e, em seguida, decidir o resto à medida que for seguindo o seu caminho.

Reserve com antecedência, mas nem tudo

Há algumas coisas que você pode reservar com antecedência para lhe dar paz de espírito, mas também há um benefício para reservar outras partes de sua viagem assim que chegar.

Antes de sair, sugiro a reserva:

  • De seus principais voos ao longo do seu percurso (aproximadamente três meses de antecedência);
  • Da primeira noite ou duas das acomodações em cada novo país para que você não tenha que se preocupar em encontrar um lugar para dormir depois de um longo dia de viagem;
  • Do aluguel de carro a longo prazo, uma vez que muitas vezes são alugados rapidamente.
  • Se há um restaurante que você está morrendo de vontade de tentar ou algo que requer inscrição antecipada para garantir o seu lugar, então reserve, mas tente manter apenas uma ou duas atividades obrigatórias.

O que você deve economizar até chegar?

  • Suas acomodações restantes, você não deve reservar algo a longo prazo antes de ter uma ideia da parte da cidade que você quer chamar de lar durante a sua estadia. Você também pode decidir que quer mudar para outra cidade antes do esperado, portanto, não ter acomodações completas reservadas permitirá que você faça isso livremente.
  • Eu também iria adiar a reserva de excursões até chegar. Eles são geralmente mais baratos desta forma, você pode planejar seu tempo de forma mais eficiente, e você pode ouvir de excursões melhores, menos conhecidas, uma vez que você está no local.

Permaneça em forma

Em toda a emoção que leva à sua grande aventura, não se esqueça da sua saúde.

Certifique-se de marcar consultas com seu dentista, médico e qualquer profissional de saúde que você veja regularmente. Pergunte ao seu médico sobre imunizações que você pode precisar com base em onde você está viajando, e preencha todas as suas prescrições, lembrando-se de trazer o suficiente para durar por toda a duração da sua viagem.

Outras coisas que eu consideraria é comprar um seguro de vida e deixar seu testamento em ordem. O planejamento de final de vida tende a ser algo que nós procrastinamos ou não queremos falar, mas nunca é demais tomar precauções – não importa a sua idade.

Sugiro também fazer um curso de primeiros socorros e fazer um kit de primeiros socorros. Embora você esperançosamente não precise usar suas novas habilidades, é sempre bom saber como lidar com uma lesão no tornozelo, insolação ou qualquer outra emergência que possa surgir em suas viagens.

Além disso, certifique-se de obter seguro de viagem abrangente para que você possa evitar altas despesas médicas se você se machucar ou adoecer no exterior.

Documente tudo

Organizar seus documentos importantes e informações bancárias antes de uma longa viagem é primordial.

Se você estiver devidamente preparado, você tornará sua vida muito mais fácil se perder seu passaporte, sua carteira for roubada, precisar pagar uma conta de volta para casa ou estiver entrando em um país que necessite de visto.

A primeira coisa que você pode fazer é se inscrever para serviços bancários online (se ainda não tiver feito isso) e configurar pagamentos automáticos de contas. Além disso, providencie para que todas as contas e extratos sejam entregues eletronicamente para garantir que você os veja e elimine correspondências.

Certifique-se de ter se inscrito em contas bancárias e cartões de crédito adequados para viagens que ofereçam prêmios de viagem ou que não cobram taxas internacionais.

Analise seu passaporte, carteira de motorista, cartão de saúde, certidão de nascimento, apólice de seguro, licença de casamento e quaisquer outros documentos importantes que você possa ter, e mantenha-os na nuvem para poder acessá-los, se necessário.

Também pode ser útil conceder a alguém em quem você confie o acesso a esses documentos digitalizados. Deixe todos os documentos importantes que você não vai levar com você (como certidões de nascimento e testamentos) em um local seguro – em um cofre, um cofre à prova de fogo ou com alguém da sua confiança.

Finalmente, os vistos de pesquisa para cada um dos países que você está visitando antes de sair de casa. Alguns vistos devem ser garantidos antes de sair e outros podem ser obtidos na viagem.

 

No final, a coisa mais importante que você pode fazer ao planejar uma viagem de longo prazo é ser flexível, já que essa é a própria natureza da viagem. As coisas nem sempre correm como planejado, então esteja disposto a aceitá-lo e seguir o fluxo.

Por mais importante que seja estar preparado, pode ser ainda mais importante garantir que você não planeje demais.

Tirar isso de um viajante, são as coisas que você não planeja ou espera que se tornem suas memórias favoritas da estrada.

 

Deixe uma resposta