Faculdade x Concurso Público: Veja o que é melhor

Assim que o jovem termina o ensino médio precisa tomar algumas decisões que mudarão para sempre a sua vida como, por exemplo, a carreira que quer seguir. No entanto, é cada vez mais crescente o número de jovens que concluíram o ensino médio e que optam por fazer concurso público ao invés de prestar vestibular.

Muitos desses jovens já têm uma opinião formada quanto ao que vão fazer quando terminarem o segundo grau. Grande parte, deseja conseguir um emprego que seja estável e que dê a eles a possibilidade de fazer uma faculdade de forma mais tranquila.

Mas assim como cresce o número de jovens decididos por conseguirem um emprego concursado, cresce também aqueles que ainda não sabem o que escolher. Para tentar ajudar a resolver essa questão, resolvemos elaborar este artigo que vai explicar com mais detalhes sobre cada uma dessas opções. Confira!

Faculdade

Todos nós sabemos que fazer faculdade é uma excelente oportunidade para se colocar de forma mais destacada no mercado de trabalho. São vários cursos que podem atender qualquer setor do mercado de trabalho.

Também tem o fato de que estudar é essencial para conseguir um bom trabalho, principalmente quando é apresentado um diploma de nível superior.

Além do mais, dependendo do curso superior que você opta, muitas portas do mercado de trabalho se abrem assim que você termina o curso, e com toda essa especialização, o salário pode ser ainda maior.

Mas daí você pode estar se perguntando: ‘Por que escolher por uma faculdade e não por concurso público?’ Existem algumas vantagens de começar primeiro pela faculdade.

A primeira é que você já chega no mercado de trabalho mais qualificado que os demais concorrentes. Depois, você também pode optar por continuar seguindo a carreira acadêmica.

Além disso, você pode aumentar os seus horizontes, possibilitando um entendimento melhor de você mesmo e de toda a sociedade. Outra vantagem é que você tem a oportunidade de construir amizades duradouras, além de aumentar a sua rede de contato, visando o mercado de trabalho.

Além de tudo isso que já citamos, o diploma também traz excelentes oportunidades para conseguir um emprego concursado com salários melhores.

Concurso Público

Fazer concurso público assim que terminam o ensino médio, tem sido a escolha de muitos jovens, diante da crise em que o país vive e da dificuldade que tem sido para muitos desses conseguirem o seu primeiro emprego.

Por isso, a cada dia que passa mais pessoas estão procurando fazer cursos como, por exemplo, no Gran cursos online, para se capacitar e se preparar para as provas tão concorridas do concurso público.

Os benefícios ofertados na carreira pública fascinam muitos que terminaram o colegial. Entre os benefícios estão os salários melhores, a estabilidade no serviço e a carga horária mais tranquila.

Além disso, todo aposentado nesse mercado recebe o valor integral do salário. Outras vantagens é que sempre há aumento de salário, além dos vales e dos auxílios.

Faculdade e Concurso

Mas caso a dúvida ainda continue, você pode optar pelos dois. Muitas pessoas tem se dedicado aos dois ao mesmo tempo. Mas você deverá começar por um, e segundo especialista, começar trabalhando é sempre melhor nesse caso.

Você pode estudar primeiro para passar na prova do concurso público e depois estudar para passar na prova da faculdade.

 

Deixe uma resposta