Gosta de Matemática? Veja as profissões que você pode seguir!

A escolha de uma profissão – e de todo o investimento que você terá para se qualificar e se formar nela – é cercada de muitas dúvidas e algumas questões.

Quase todas relacionadas com o sucesso da área no mercado, poucas com o desejo real da pessoa por aquela carreira, de se ver fazendo ela com satisfação. E um dos melhores critérios é descobrir em que carreiras as suas melhores habilidades podem ser aproveitadas.

Por exemplo, você gosta de números? Tem habilidade em fazer cálculos e entender a lógica delas? Esta habilidade pode ser um diferencial em várias carreiras, pois a maioria das pessoas ainda vê como pesadelo o domínio de cálculos.

Você gosta de Matemática? Veja as profissões que você pode seguir!

01 – Engenharias

Escolher uma área de Engenharia para seguir uma carreira é aquele desafio do bem: afinal, são 35 segmentos diferentes, da tradicional elétrica até a mecatrônica, passando pela ambiente e a engenharia de alimentos).

Mas todas têm um ponto em comum: a necessidade primordial de um domínio de matemática. Esta matéria está no centro de tudo que envolve os cálculos e conceitos usados para criar as soluções de construções e de equipamentos para as mais variadas aplicações na sociedade.

Basta escolher o segmento com o qual você tem mais afinidade e vontade de fazer a diferença na sociedade.

02 – Estatística

Muitas pessoas ainda vão franzir a testa se você disser que vai fazer uma faculdade de Estatística. Por preconceito ou desconhecimento, elas ainda associam esta ciência com previsões eleitorais e prognósticos à cerca de vários temas.

Mas a Estatística é muito mais do que isso e cresce cada vez mais.

  • Análises de dados gerenciais nas empresas para auxiliar na tomada de decisões;
  • Probabilidades de doenças genéticas;
  • Prevenção de doenças;
  • Controle de epidemias;
  • Prevenção de desastres naturais;
  • Estudos e pesquisas científicos.

Onde existe a necessidade de traçar estudos de probabilidades, está um estatístico.

03 – Logística

É uma carreira recente em temos de graduação, quando comparamos com as demais, mas está em plena ascensão.

As empresas estão se tornando cada dia mais complexas em suas operações, expandindo internacionalmente ou investindo em centros de distribuição e o profissional de Logística é fundamental para  a gestão de:

  • Estoques: entradas, saídas, pontos de reposição;
  • Cadeia de distribuição;
  • Políticas de armazenagem.

Para um profissional de Logística, o domínio de matemática é essencial no tratamento de uma série de dados, métricas e estudos de eficiência.

04 – Administração e Economia

Podemos colocar estas duas tradicionais carreiras na mesma abordagem, pois trabalham com o mesmo perfil de objetivos: gerenciar recursos materiais, humanos e financeiros das empresas.

A Matemática é peça fundamental nelas, para criar estratégias, planejar metas, medir resultados e, em especial, o uso da Matemática Financeira, algo que ainda é enigmático até para muitas pessoas formadas nestas profissões.

Ou seja, o domínio matemático é um diferencial competitivo, pois dá a você uma velocidade maior de entendimento e geração de projetos e resultados, e com mais qualidade, o que pode dar destaque no mercado.

05 – Contabilidade

É uma das áreas mais importantes da gestão pública e privada. Nenhuma empresa no Brasil pode operar sem ter um contador responsável.

Podemos imaginar o quanto o profissional de Contabilidade é importante nas empresas. Ele cuida, entre outros itens:

  • Da abertura e legalização da empresa;
  • Da movimentação de entradas e saídas de despesas e receitas;
  • Da geração dos livros contábeis;
  • De geração dos demonstrativos fiscais e financeiros;
  • Do cumprimento das obrigações fiscais e legais

Além disto, exerce um papel consultivo relevante, produzindo visões contábil, financeira e comercial que ajudam nas tomadas de decisão dos sócios. E para todas estas atividades,  domínio da Matemática é fundamental, pois o convívio com números e cálculos é permanente.

Sendo da área contábil, você pode até trabalhar em uma contabilidade online, prestando serviços para diversas empresas.

 

Deixe uma resposta