O que os estudantes têm direito com a carteirinha de estudante

Muitas pessoas sabem que a carteirinha de estudante concede diversos benefícios para quem a possui. Mas você sabe quais são esses benefícios?

A carteira de estudante é um documento assim com qualquer outro, mas que prova que o aluno é matriculado e ativo em determinada instituição de ensino, seja ela privada ou pública.

Todo aluno que estuda de modo presencial ou à distância no ensino fundamental, médio, técnico, superior e pós-graduação tem o direito de ter uma carteirinha estudantil. Só não se enquadra nesse grupo pessoas que estudam em cursos livres.

Para poder solicitar a carteira o aluno deverá procurar a direção da instituição e fazer o pedido. Mas também poderá fazer essa solicitação por meio do sistema online. Através da internet, a solicitação deve ser feita nos sites das entidades estudantis ou no site da própria escola ou faculdade.

A carteira é válida em todo o solo brasileiro e possui um prazo de validade, sendo necessário fazer a renovação todos os anos enquanto o aluno ainda estudar. Para emitir a carteirinha é preciso apresentar os documentos: foto atual e apropriada para documentos, comprovação de matrícula emitida pela instituição de ensino e documento de identificação com foto.

A carteira chega na própria residência depois de alguns dias. Agora, o que o estudante tem direito com a carteirinha? Vamos saber agora!

Meia-entrada

A carteira de estudante dá a todos os estudantes o direito de pagar meia-entrada em qualquer evento público ou em determinados estabelecimentos. Esse direito foi estabelecido por meio de uma lei federal, que determina que em qualquer evento é preciso haver uma cota de quarenta por cento reservados para estudantes, pessoas de baixa renda ou deficientes.

Essas pessoas só precisarão pagar a metade do valor do ingresso e caso o estabelecimento se negue, sofrerá as devidas punições. Essa meia-entrada deve ser disponibilizada no mínimo dois dias antes do início do evento, nas plataformas digitais ou no modo presencial.  

Eventos educacionais

Um dos direitos que o estudante possui com a carteira é participar de eventos educacionais pagando meia-entrada. Quais eventos são esses?

São eventos relacionados a educação como, por exemplo, feiras literárias e congressos. Mas para ter direito a meia-entrada nesses eventos é preciso apresentar a carteira na hora de comprar o ingresso ou de entrar no evento, pois alguns deles não cobram entrada para estudantes.

Eventos culturais

Todo estudante tem direito a participar de eventos culturais pagando apenas metade do valor do ingresso. Nos eventos culturais estão inclusos shows, peças teatrais, espetáculos circenses, cinema e outros.

Esses eventos enriquecem o conhecimento e em outras ocasiões proporcionam momentos únicos, como é o caso dos shows. O melhor de tudo isso é que o aluno tem o direito garantido de comprar o ingresso apenas pagando 50% do valor.

Eventos esportivos

Qualquer evento esportivo, o aluno pode participar pagando metade do valor mediante a apresentação da carteirinha de estudante. São jogos de futebol, de vôlei, de basquete ou qualquer outro jogo.

A organização do evento ou o estabelecimento precisa reservar quarenta por cento dos ingressos e dos lugares para estudantes que apresentem a carteira. Essa quantia pode até ser maior, mas nunca menor.

Passagem de ônibus pela metade

Em alguns estados, a carteirinha de estudante dá o direito ao aluno de pagar a passagem com desconto de cinquenta por cento, por meio de um cartão Vem Estudantil.

Deixe uma resposta